O primeiro ponto na hora de pensar na aquisição de um servidor seria a função ou aplicação a qual esse servidor irá utilizar ou seja, o servidor será para qual finalidade? Por exemplo pode ser utilizado para hospedar softwares de gestão, servidor de arquivos, banco de dados, firewall, e para cada uma das aplicações recomendasse uma configuração que melhor atende o requisito.

No geral servidores são maquinas preparadas para serem estáveis e confiáveis com baixa manutenção e consumo .

A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a idéia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.

Atualmente é impressindivel garantir a segurança das informações de sua empresa e que tudo funcione de forma transparente sem interrupções a escolha de um servidor para gerir os dados e hospedar aplicações se torna um excelente investimento pois ele garante o crescimento ordenado dos dados gerados, melhor organização entre os colaboradores e segurança das informações.

Vista as informações conclui-se que o melhor custo beneficio é o que melhor se encaixa com a função exercida para o equipamento acompanhado do melhor preço, é importante escolher uma empresa que de um bom atendimento pós venda  que tenha serviço especializado relacionados, assim é certeza de estar comprando a melhor opção para seu negócio.